sexta-feira, 18 de abril de 2014

O Olhar de Sophie - Jojo Moyes


Somme, 1916. Sophie vive numa vila ocupada pelo Exército alemão, tentando sobreviver às privações e brutalidade impostas , enquanto aguarda notícias do marido, Édouard Lefèvre, um pintor impressionista, que se encontra a lutar na Frente. Quando o comandante alemão vê o retrato de Sophie pintado por Édouard, nasce uma perigosa obsessão que leva Sophie a arriscar tudo – a família, a reputação e a vida. Quase um século depois, o retrato de Sophie encontra-se pendurado numa parede da casa de Liv Halston, em Londres. Entretanto, Liv conhece o homem que a faz recuperar a vontade de viver, após anos de profundo luto pela morte prematura do marido. Mas não tardará que Liv sofra uma nova desilusão - o quadro que possui é agora reclamado pelos herdeiros e Paul, o homem por quem se apaixonou, está encarregado de investigar o seu paradeiro… Até onde estará disposta Liv a ir para salvar este quadro? Será o retrato de Sophie assim tão importante que justifique perder tudo de novo?


Opinião:


Mais um livro arrebatador de Jojo Moyes.
Como sempre a autora consegue um equilíbrio perfeito entre o passado e o presente.Gostei que o regresso ao passado fala-se da I Guerra Mundial , um tema geralmente pouco abordado nos livros, baseando-se sempre na II Guerra.Podemos ficar a conhecer as primeiras atrocidades que foram cometidas neste conflito, a luta dos cidadãos contra a ocupação Alemã.O roubo da obras de arte , que mais tarde originaram buscas pela sua recuperação, muita encontravam-se perdidas e é sobre está realidade que baseia-se este magnifico romance.
Um quadro perdido que irá originar uma verdadeira reviravolta na vida da sua atual proprietária, Liv, que ira reviver a vida de Sophie, a jovem que esta retratada no quadro.Uma vida difícil e dramática, um romance que prendeu-me do principio ao fim.
Uma história cheia de reviravoltas, com o romance ente Liv e Paul a ser bem doseado em relação ao grande amor de Sophie e Édouard , o que faz-nos concentrar no passado doloroso destas personagens.
Um romance muito bem escrito pela mão de Jojo Moyes, lindíssimo.
Adorei.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!